Imunização segue normas técnicas do Ministério da Saúde e recomendação do Ministério Público

Profissionais da saúde com idade acima de 45 anos começaram a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (05). A imunização, realizada pela Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, aconteceu no Centro de Especialidade Médica (CEM) e foi direcionado para enfermeiros, médicos, biólogos, biomédicos, farmacêuticos de área hospitalar, odontólogos, ASB e THD, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem, de laboratórios e de imagem da rede particular.

Para tomar a dose, os profissionais precisaram comprovar que estão ativos em suas áreas de atuação e que possuem residência no município. A imunização segue normas técnicas do Ministério da Saúde e recomendação do Ministério Público.

Segundo o secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, a faixa etária está sendo estendida gradativamente para garantir a proteção dos profissionais da saúde que estão mais expostos ao vírus. “Hoje abrimos a vacinação para este grupo com idade acima de 45 anos e que atuam na linha de frente. O cronograma foi elaborado com muito planejamento, cautela e organização. Estamos priorizando esses profissionais porque constatamos que os casos da doença na região estão acontecendo em pessoas a partir de 50 anos. Já imunizamos uma grande porcentagem dos nossos profissionais da rede pública de saúde e por isso abrimos essa nova etapa, seguindo a recomendação do Ministério Público”.

A dentista Tatiana Falcão recebeu a dose e elogiou a iniciativa da prefeitura. “É importante ampliar a vacinação porque corremos riscos também, principalmente nós dentistas, pois o spray do jato que usamos é muito forte e o risco de contaminação é muito grande. Fiquei muito satisfeita em tomar, o atendimento foi ótimo, rápido e com cuidado na aplicação da vacina”.