Monitoramento é obrigatório para manter o benefício

 

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio das secretarias de Assistência Social e de Saúde, convoca os beneficiados do programa Bolsa Família para o acompanhamento referente à primeira vigência do programa para 2020. Os beneficiados do programa Bolsa Família devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para realizar o acompanhamento de saúde.

O prazo para o acompanhamento segue até junho. Em Barra Mansa são atendidas aproximadamente 13 mil pessoas. Para verificar se a pessoa tem direito ao benefício do Bolsa Família é necessário procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro. É necessário apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência (conta de água e luz); certidão de nascimento ou casamento (de todos os moradores da casa); RG; CPF; título eleitoral; carteira de trabalho (página com foto, data de emissão e último contrato de trabalho); comprovante de renda ou aposentadoria; pensão alimentícia; BPC LOAS; seguro desemprego; contra cheque; declaração escolar (até 17 anos) e cartão de vacina (até 07 anos).

A coordenadora da Atan (Área Técnica de Alimentação e Nutrição), Jiliane Resende, explicou como é feito o trabalho de acompanhamento pela Secretaria de Saúde. “O acompanhamento é feito a cada seis meses. São concedidos aos beneficiários alguns serviços como preventivo e vacinação. No caso de gestante, é verificado se o pré-natal está em dia”, detalhou.

As vigências acontecem duas vezes ao ano. A segunda ação acontece de julho a dezembro.