Iniciativa visa atualizar a situação vacinal favorecendo o controle e eliminação das doenças imunopreveníveis

 

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa inicia nesta sexta-feira, 1º de outubro, a campanha de multivacinação em crianças e jovens menores de 15 anos de idade.  A medida abrange as 49 unidades de saúde do município e segue até o fim do mês. No sábado, dia 16, será realizado o dia D, de estímulo à imunização.

De acordo com a coordenadora do setor de Imunização da SMS, Marlene Fialho, a multivacinação visa oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis. “Durante todo o mês de outubro haverá um chamamento para os pais e responsáveis levarem as crianças e adolescentes de até 15 anos ao posto de saúde mais próximo de sua residência para que seja feita uma avaliação da caderneta vacinal. Dados do Ministério da Saúde apontam que manter a caderneta de vacinação desses jovens em dia é um desafio e uma questão de saúde pública, visto que doenças como o sarampo, a meningite e a caxumba afetam a saúde desses grupos etários, que também são importantes transmissores dessas doenças”, explicou Marlene.

DIA D – No sábado, 16, a campanha será intensificada. Neste dia, as unidades de saúde funcionarão de 8 às 17 horas para atendimento principalmente àquelas mães que atuam profissionalmente e durante a semana ficam impossibilitadas de acompanharem seus filhos à vacinação.

SUSPEITAS DE COVID – Os jovens com suspeita de coronavírus se tiverem completado o ciclo de 14 dias de isolamento social poderão ser vacinados. Os hospitalizados deverão ser imunizados antes de receberem alta médica.

É importante lembrar que os pais, crianças e jovens precisam seguir as recomendações das autoridades sanitárias ao se encaminharem às unidades de saúde. Todos, sem exceção, devem usar máscara de proteção facial, manter o distanciamento de pelo menos 1,5 metro e higienizar as mãos com álcool gel ou 70º.