Objetivo inicial é nutrir os recém-nascidos que precisam de atendimento na UTI Neonatal Olhares que se encontram durante um gesto que nutre e acolhe. Assim é a relação entre mãe e filho durante a amamentação. Mas algumas crianças precisam de cuidados especiais ao nascer, tendo que esperar um tempo para o contato mais próximo. Pensando nelas, o Hospital da Mulher de Barra Mansa inaugurou nesta quinta-feira, 10, seu posto de coleta de leite humano, visando atender os recém-nascidos que precisam ficar na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal. A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita Fátima Lima, do secretário municipal de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, e da diretora do hospital, Fernanda Chiesse.A enfermeira responsável pelo posto, Gisele Perroni Viana, falou sobre o ambiente de acolhimento e incentivo ao aleitamento materno. “Faremos a recepção e triagem das gestantes e nutrizes que manifestarem o desejo de serem doadoras. Se estiverem aptas, será feita a ordenha e armazenamento. A partir daí, o leite será encaminhado ao Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, onde há um banco que vai pasteurizá-lo. Assim, vamos garantir a amamentação das crianças internadas em nossa UTI Neonatal. O banco também poderá destinar parte deste leite para outras unidades que precisarem”, explicou Gisele.A princípio, as próprias mães e nutrizes assistidas pelo Hospital da Mulher serão as doadoras. “Após a inauguração de hoje, o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF / Fiocruz), no Rio de Janeiro, ao qual somos afiliados, vai nos cadastrar ao sistema do Ministério da Saúde. A partir daí, ampliaremos a coleta para todas as mulheres de Barra Mansa que estejam aptas a doar”, acrescentou a enfermeira.Presente na inauguração, Dr. Sérgio Gomes destacou que o posto era muito aguardado pelo governo municipal.“Lutamos muito por isso; pelo objetivo de dispor de leite humano em quantidades suficientes para o atendimento aos lactantes que estejam internados na UTI Neonatal e que estejam impossibilitados, por algum motivo, de serem amamentados diretamente ao seio da mãe. Vamos atuar, ainda mais, na proteção e práticas da amamentação que são essenciais à saúde da criança, pois combate a desnutrição, diminui a mortalidade infantil e é uma medida eficaz nas políticas públicas de amamentação do Ministério da Saúde”, destacou o secretário.A diretora do Hospital da Mulher, Fernanda Chiesse, agradeceu a presença e empenho de todos, inclusive do Rotary Club, que doou geladeiras para armazenar o leite coletado. Gesto de amor A vice-prefeita Fátima Lima ressaltou a atenção que o prefeito Rodrigo Drable e o secretário Dr. Sérgio Gomes dão à saúde da mulher.“Falar de amamentação, leite materno, é falar de vida para as crianças que precisam; é um gesto de amor. Essa é uma pauta feminina, de questões nossas, mas que nosso prefeito e secretário sempre voltam os olhares para isso. É um trabalho em conjunto para servir a quem precisa”, disse Fátima Lima.A coordenadora do Banco de Leite do HSJB, Tatiane Lucio Chaves, esteve na inauguração do posto de coleta do Hospital da Mulher. Ela destacou que a cidade de Barra Mansa possui atualmente 36 doadoras cadastradas.“Muitas pessoas acham que poucas quantidades não fazem a diferença, mas isso não é verdade; 10ml podem salvar muitas vidas. O leite materno não vem do peito, mas do coração”, concluiu Tatiane.

FOTOS: Felipe Vieira