Reunião envolveu diversos órgãos, com objetivo de fortalecer o vínculo da rede de assistência às vítimas

Visando aumentar a segurança no município e otimizando o trabalho de combate à violência doméstica, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Barra Mansa (Creas), sediou uma reunião, na tarde desta quinta-feira (19), com a rede de combate a violência contra a mulher. Para debater questões que visam melhorar esses atendimentos, foi criado um novo fluxo de apoio, que busca fortalecer o sistema que envolve a equipe do Centro, Patrulha da Mulher, Delegacia de Polícia e Defensoria Pública.

A partir da reunião, o fluxo de atendimento contra a violação dos direitos das mulheres será através do encaminhamento da Patrulha da Mulher. Se houver caso de agressão física, a vítima será encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou para a Santa Casa de Misericórdia, posteriormente para a 90ª Delegacia de Polícia de Barra Mansa e ao Creas.

Em caso de violência sexual, a vítima será encaminhada para o Hospital da Mulher, em seguida para a 90ª Delegacia de Polícia e ao Creas. Violência patrimonial, psicológica ou ameaça, o encaminhamento é feito para a Defensoria Pública e Promotoria.

De acordo com o coordenador do Creas de Barra Mansa, Célio Carlos de Oliveira, a reunião foi uma ótima oportunidade de mostrar à população que o município conta com uma rede de atendimento à mulher em situação de violência doméstica que funciona e vem colhendo bons resultados. “Esse é um trabalho em equipe, que tem mostrado bons resultados. Nosso objetivo é que esse encontro aconteça bimestralmente, para que apresentemos os avanços e troca de informações”, explicou.

Desde sua implantação, a Patrulha da Mulher vem trabalhando de modo ativo em casos de violência doméstica. Para uma das idealizadoras do projeto, Priscila Rocha, o trabalho da rede é extremamente importante para o município. “Nós trabalhamos diretamente com mulheres na situação de violência. Nosso trabalho vai além de encaminhar e locomover para hospitais, delegacia ou IML. Somos capacitados para fazer esse primeiro atendimento e, posteriormente, entregar um formulário de preenchimento ao Creas”, contou, acrescentando que a Patrulha da Mulher funciona de 07 às 19h de segunda a sexta-feira.

O chefe do setor de inteligência da 90ª Delegacia de Polícia de Barra Mansa, Alexandre Ribeiro, também participou da reunião e garantiu que as Polícias Civil e Militar estão trabalhando para que essa rede seja mantida da melhor forma. “Vamos continuar avançando em políticas de segurança no município. Destaco que, hoje, Barra Mansa conta com uma rede de atendimento excelente e a nossa meta é avançar mais ainda”, frisou.

Representando a Defensoria Pública, esteve presente a Dr. Andrea Sá. Ela explicou que a Promotoria, em casos de violência doméstica, atua em conjunto ao Ministério Público, de modo a conseguir uma medida protetiva à vítima. “Entendemos que o ambiente da delegacia pode ser considerado hostil por muitas mulheres, devido a quantidade de atendimentos que são realizados. Além de ajudar a diminuir o fluxo desses atendimentos, evitamos o constrangimento da mulher em relatar a sua situação. A partir do ponto em que colhemos seu depoimento e averiguamos o caso, solicitamos ao Ministério Público a ordem de restrição”, disse a defensora.