Parceria cultural entre a Prefeitura e a empresa ArcelorMittal contará com a participação de dez artistas, que juntos farão a obra de 10 mil m²

Quem passar pelo bairro Saudade nos próximos meses verá uma paisagem diferente. Um painel de 10 mil m² será pintado no muro da unidade do conglomerado industrial ArcelorMittal, criando no local o maior graffiti do país. Ao todo, dez artistas farão a obra, com tema livre. A ação faz parte do projeto Fábrica de Graffiti e é uma realização da empresa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com a Prefeitura de Barra Mansa, Colorgin Arte Urbana e produção da POMME.art.

Na manhã desta quinta-feira (09), o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, se reuniu com representante da ArcelorMittal para definir detalhes da intervenção urbana. “A arte urbana é vista como rebelde. Esse projeto mostra que é possível fazer isso dentro da lei, da forma correta, sem perder seu impacto e sua importância. Essa iniciativa vem por meio de uma parceria institucional, sem custos para a prefeitura. Essa obra  pretende ser uma das maiores do mundo, destacando Barra Mansa na história do graffiti nacional”.

A produção do imenso painel tem previsão de duração de quatro semanas, com a escolha dos participantes e dos temas através de uma curadoria. A prefeitura ficará responsável em dar suporte na parte operacional do projeto, cuidando do trânsito na região, limpeza e conservação do local e a segurança dos artistas.

Dois artistas serão selecionados através de Chamada Pública, realizada pelo Fábrica de Graffiti, com prazo de inscrições até o dia 15, pelo site do projeto (fabricadegraffiti.com.br/edital/), que já recebeu mais de 200 inscrições.

O produtor executivo do projeto Vitor Canesso explica a importância do painel para Barra Mansa. “O impacto na vida das pessoas que convivem e vivem próximos a esses grafites é gigantesco. Aquele cenário que é cinza, que é sujo, é totalmente ressignificado através da visão desses artistas. O impacto na qualidade de quem transita pelo local é algo imediato, como também para os moradores e colaboradores da empresa. Essa cara humanizada aos muros da indústria trazem uma renovação muito relevante para quem convive no dia a dia. Um marco desse tem um potencial turístico a ser explorado também”.