Expectativa é que o empreendimento gere 150 empregos diretos. Na solenidade, prefeito Rodrigo Drable anunciou a publicação de todas as obras de conclusão do pátio de manobras

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, acompanhado da vice-prefeita Fátima Lima e de secretários da administração municipal, participou na tarde desta sexta-feira (13), do lançamento do Mercado Célio de Souza Lima. A gastronomia é o ponto forte do empreendimento, situado na Rua Duque de Caxias, 222, Centro. O espaço conta com 50 lojas, com tamanhos de oito a 18m², distribuídos em uma área de 1,6 mil m² e que estão sendo gerenciadas pela família empreendedora, seus advogados e representantes.

Na presença de empreendedores do município, Rodrigo Drable abriu a solenidade falando acerca do brilhantismo da família de Célio de Souza Lima. “A revitalização desse espaço representa o resgate de parte da cultura do nosso município.  E isso, é digno de muita admiração, respeito e carinho. Barra Mansa é uma cidade conservadora e que tem no comércio o maior gerador de emprego e renda. Neste contexto, nossa intenção é transformar esse espaço num ponto que extrapola o consumo, passando pelo atrativo turístico, como acontece nos mercados de São Paulo, Belo Horizonte e outros grandes mercados do mundo. Será uma experiência de consumo, de ponto de encontro, de bate papo, geração de renda e vetor de desenvolvimento. Agradeço a confiança dos empreendedores aqui presentes e aproveito a oportunidade para reforçar outros empreendimentos que estão em andamento no município, como o Centro Comercial do Ano Bom e o Rodoviária Shopping”, disse o prefeito.

Durante o evento, Rodrigo Drable informou sobre a publicação do edital de licitação para a conclusão de todas as obras do pátio de manobras, pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). “Recebemos esta excelente notícia hoje pela manhã e a previsão do DNIT, órgão que vai realizar todas as interferências, é de concluir o viaduto próximo à Saint Gobain até o dia 15 de janeiro de 2020”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Agnaldo Raymundo, ressaltou a transformação do espaço após as obras de revitalização e as potencialidades do desenvolvimento comercial.

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, lembrou que o funcionamento do novo mercado e as obras de integração do Palácio Barão de Guapy e do Parque Centenário vão impactar no comportamento dos cidadãos.

Licélio de Souza Lima, um dos filhos do empreendedor, agradeceu o apoio da Prefeitura para fomentar e alavancar o novo mercado. Ele presenteou o prefeito com um livro sobre a história de Barra Mansa.

Na sequencia, o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, fez uma breve apresentação do novo  mercado, salientando que a previsão é de que todas as lojas estejam em pleno funcionamento num prazo de 18 meses.

Encerrando a solenidade, Liceli de Souza Lima, também filha do empreendedor, remontou a história do Mercado da década de 50 até os dias atuais. “O lançamento do Mercado acontece justamente no ano do centenário do meu pai Célio de Souza Lima e, isso é muito emocionante”, destacou.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO MERCADO

O advogado Gabriel Altino Campos e sua esposa Vilma Marins Campos recordaram um pouco da história do mercado “Em 1950, era um mercado primitivo, popular e com uma grande variedade de lojas. Aqui, eram comercializados peixes, carnes, legumes, verduras, eletrodomésticos e muitas coisas mais”, revelou.

Segundo Gabriel Altino, o mercado tinha cerca de 30 lojas e empregava mais de 100 pessoas, funcionando de 6 às 20 horas. “Muitas pessoas das cidades do Sul de Minas faziam suas compras aqui e seguiam viagem no trem mineiro. Com o advento dos supermercados, as lojas foram perdendo a clientela e muitas encerraram suas atividades. Outras, no entanto, resistiram às mudanças do comportamento dos consumidores e permanecem até hoje, como o açougue do Ivan, que no início das atividades do Mercado pertencia ao seu pai Itamar. Me lembro desses fatos com muito saudosismo”.

O advogado continuou: “Morando próximo do Mercado tive o privilégio de acompanhar as primeiras instalações, modestas, mas que atendiam a contento a população. E agora, presenciar essa revitalização, é uma grande sensação de progresso”, concluiu.