No total, 440 pessoas receberam a dose; campanha será mantida até março

No último sábado, dia primeiro, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo. No total, compareceram nos postos de saúde um quantitativo de 1.345 pessoas. Desse número, 440 foram imunizados contra a doença. O restante não recebeu a dose porque já haviam tomado. A campanha de intensificação contra a enfermidade seguirá até março, porém, até o momento, nenhum caso foi registrado no município.

Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde resultou no total de 486 casos de sarampo no estado do Rio de Janeiro. Duque de Caxias foi a cidade com maior índice de diagnóstico, chegando a soma de 174 pessoas com a doença.

De acordo com a coordenadora do setor de Imunização de Barra Mansa, Marlene Fialho, é muito importante que as pessoas fiquem atentas aos riscos de contaminação do sarampo e a melhor forma de evitar a doença é a imunização. “Estamos trabalhando para manter Barra Mansa sem registros de sarampo, por isso estamos fazendo esse apelo à população. Lembrando que é muito importante estar com a caderneta de vacina para que as equipes das unidades avaliem a necessidade de tomar a dose”, reforçou.

Marlene ainda falou sobre a faixa-etária da vacinação. “Pessoas de seis meses a 59 anos são o público-alvo dessa campanha. Estamos com a dosagem em todos os postos de saúde do município, basta o paciente procurar o mais próximo de sua residência”, completou.