Iniciativa favorece a segurança alimentar, gera oportunidades de trabalho e renda e impacta sobre o desperdício de alimentos

 

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa está incentivando os moradores do município a praticada da agricultura urbana e periurbana. A proposta visa estimular a produção de alimentos, associando a proximidade entre o produtor e os consumidores, além da redução do desperdício. Visto que, se os alimentos vêm de perto, não precisam passar horas sendo transportados.

Mas, de acordo com o secretário da Pasta, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, a iniciativa traz outros benefícios. “Podemos destacar, por exemplo, a redução das ilhas de calor em função da quantidade de áreas mais verdes. Este modelo de cultivo aposta na produção de legumes, frutas e verduras sem agrotóxico e aproveitamento máximo da produção. Com o encurtamento da distância entre produtor e consumidores, mercados ou restaurantes, a vida útil destes alimentos é maior, o que ajuda a reduzir o desperdício em até 70% quando comparado à cadeia de produção tradicional”, explicou.

O projeto abarca orientações técnicas sobre o melhoramento da qualidade do solo, da diversificação dos produtos a serem cultivados, técnicas de combate as ervas daninhas na lavoura, estimula a plantação de cercas vivas e instrui sobre como produzir um sistema de irrigação com a utilização de caixas d’água.

Beleza detalhou ainda que a agricultura urbana e periurbana é uma atividade multifuncional de produção de produtos agrícolas em zonas intra e periurbanas e que neste momento, está sendo desenvolvida no bairro Colônia Santo Antônio. “A intenção é estimular a criação de fazendas urbanas, levando conhecimento técnico a todos que desejarem, promovendo a gestão urbana, social e ambiental da cidade. A produção possui base ecológica, contribuindo para a segurança alimentar, além de gerar oportunidade de trabalho e renda para as famílias urbanas”.

Os produtores interessados no projeto devem se encaminhar à Secretaria de Desenvolvimento Rural, situada no Parque da Cidade, no Centro. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 2106-3547.