População fez testes rápidos, consultas, vacinação e exames

Fortalecendo o combate a doenças sexualmente transmissíveis e promovendo a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, estendeu as ações do Novembro Azul e realizou nesse sábado (9) atendimentos através do caminhão da campanha “Fique Sabendo” e em todas as Unidades de Saúde Básica (USB).

O veículo, localizado na Praça Ponce de Leon (Igreja Matriz), no Centro, realizou gratuitamente 100 testes rápidos de Sífilis. A campanha já havia atendido a população na quarta-feira (6) na prefeitura e quinta-feira (7) na Região Leste. Ao todo, foram 261 testes nos três dias em que o caminhão esteve no município. O foco da ação é a detecção da doença, em virtude do aumento do número de casos no Brasil.

Nas UBS, homens e mulheres puderam fazer testes rápidos, consultas de enfermagem (solicitação de exames) e odontológicas, vacinação, exame de preventivo, solicitação de mamografia e pesagem do Bolsa Família.

A coordenadora do programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais, Renata Rena, explicou a importância da participação da população. “É de extrema importância a detecção da Sífilis, como também alertar a sociedade sobre a prevenção da doença como estratégia para redução da sífilis congênita. A partir de um resultado reagente para sífilis, realizamos os testes rápidos para a hepatite B e C e HIV, pois a pessoa pode ter outras doenças e desconhecer”.

O motorista e morador do Boa Vista, Carlos Alves dos Santos, informou que a iniciativa facilitou sua vida. “Não precisei sair da rotina para fazer o exame. Aprovei que estava passando por aqui e fiz. É importante cuidar da saúde e muitas vezes a gente não faz esses tipos de testes. Achamos que estamos imunes, mas precisamos nos cuidar e manter os exames em dia”.