A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, informa que a campanha de vacinação contra a Influenza foi encerrada no município no dia 21. Ao todo, cerca de 54700 doses foram aplicadas entre o público priorizado e população geral. A meta dos 90% foi atingida entre os públicos priorizados. Após o Ministério de a Saúde abrir a campanha para a população geral, uma média de 5400 doses foram ofertadas aos munícipes. As vacinas desta segunda fase são as doses residuais da primeira etapa da campanha.

A campanha teve início dia 10 de abril para crianças, gestantes e puérperas, no dia 24 de abril iniciou para todos os demais grupos preconizados. As 49 unidades de saúde realizaram vacinação, além de locais como Centro do Idoso, Hospital da Mulher, UPA Centro, CEM, Santa Casa de Misericórdia, Santa Maria, Pró Baby, Intensibaby, UTI Neo do Hospital da Mulher, CDR (Clinica de Doenças Renais), os asilos do município foram imunizados tanto residentes, quanto funcionários. Orfanatos, usuários de programas de DST/Aids, Jovens privados de Liberdade (CRAS) e internos de Saúde Mental (CAPS, Residências Terapêuticas).

A Coordenadora da Imunização, Marlene Fialho, avaliou a campanha como fundamental e enfatizou o fato da meta ter sido alcançada pelo munícipio. “A campanha encerrou com resultados positivos, a meta foi alcançada pelo munícipio e isso pode fazer a diferença. Foram mais de 90% de cobertura, números muito relevantes”, afirmou Marlene.

Neste ano também foram disponibilizadas pela SES-RJ, 200 doses de vacina de pneumo 23V, para pessoas acima de 60 anos acamados e asiladas. Já administradas para 200 pacientes.