Objetivo da entrevista é levantar as ações positivas, promovidas pela Saúde do município

Como resultado do bom trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Barra Mansa, o município foi um dos cinco selecionados da região do Médio Paraíba do Sul a participar da pesquisa intitulada: ‘Quem governa e como são governadas as regiões e redes de atenção à saúde no estado do Rio de Janeiro?’, produzida pela Fiocruz. O encontro aconteceu no gabinete do secretário da Pasta, Dr. Sérgio Gomes, na tarde dessa sexta-feira (16). O foco principal da entrevista foi abordar a capacidade de atuação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) na organização da região e da rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o secretário de Saúde de Barra Mansa, Dr. Sérgio Gomes, o grande compromisso da Pasta é garantir o conforto, a qualidade e capacitação nos atendimentos médicos. “Entendemos que, diariamente, atendemos inúmeros pacientes, entre as mais diversas patologias. Precisamos ofertar a eles o melhor atendimento dentro das nossas possibilidades. Quando o trabalho vai bem, reconhecimentos como esses acontecem naturalmente. Ainda precisamos avançar, mas estamos no caminho certo pra isso”, ressaltou o secretário.

De acordo com a pesquisadora da Fiocruz responsável pela entrevista, Clarice Furtado, o objetivo geral da pesquisa é de analisar os condicionantes e as implicações da governança regional na constituição de redes de atenção à saúde no estado do Rio de Janeiro. “Selecionamos os municípios que são polos em atendimentos de outros municípios. A entrevista aqui em Barra Mansa vai contribuir muito com a nossa pesquisa, devido a essa referência em atendimento médico público”, expressou.

Além de Sérgio Gomes, participaram da reunião os coordenadores e gerentes da Secretaria de Saúde de Barra Mansa.