Medida visa a sistematização do atendimento nos casos de dengue, chikungunha e Zika Vírus

Na tarde desta segunda-feira (07), profissionais da saúde de Barra Mansa se reuniram para desenvolver o Plano de Contingência das Arboviroses. O encontro aconteceu na Santa Casa de Misericórdia, através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde com a instituição. O objetivo foi implementar ações de mobilização para a intensificação do combate à dengue, chikungunha e Zika Vírus, como também apresentar a situação epidemiológica do município.

Estiveram presentes na reunião representantes dos setores de Atenção Básica, Rede de Urgência, Hospital da Mulher, Vigilância Ambiental e Epidemiologia e da Santa Casa.

A gerente em Vigilância em Saúde, Juliana Machado, falou sobre a importância da reunião. “Orientamos os profissionais da nossa rede de saúde quanto aos pacientes com suspeita de dengue. Atualizamos os fluxogramas entre os hospitais e as unidades de saúde do município como conduta e o passo a passo diante dos sinais de alarme da doença, além do manejo do paciente. O município está atualizando também o plano de contingência junto as linhas de ponta para melhorar a qualidade, rapidez nas notificações e acompanhamento dos casos”.

O Plano de Contingência destaca os componentes de controle vetorial, vigilância epidemiológica, assistência em saúde, comunicação e gestão, estruturando ações e atividades para cada eixo temático.

A diretora geral do Hospital da Mulher, Fernanda Chiesse, explicou a importância de implantação do plano no município. “O plano de contingência visa a sistematização do atendimento em todos os níveis de atenção, caso se tenha um surto de Dengue, Chikungunya ou Zika Vírus no município”.

Fotos: Chico de Assis