Município se destaca no Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à SaúdeA cidade de Barra Mansa cumpriu sete metas estabelecidas pelo Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (PREFAPS). Ao todo são oito indicadores, mas um deles (triagem neonatal) não foi divulgado no relatório emitido na noite de terça-feira, 07. A avaliação de desempenho engloba os dois primeiros quadrimestres de 2021 (janeiro a agosto). O programa existe desde 2019, como principal estratégia da Secretaria Estadual de Saúde para o financiamento da Atenção Primária.Esta avaliação tem como foco o Componente Desempenho, que visa qualificação das ações desenvolvidas pelas equipes de Atenção Primária à Saúde (APS), por meio do monitoramento e avaliação de indicadores estratégicos definidos anualmente.Entre as sete metas alcançadas pela Prefeitura de Barra Mansa estão: cobertura de médicos e enfermeiros nas unidades de saúde; acompanhamento pré-natal com sete atendimentos às gestantes; cobertura das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família; atendimentos médicos aos hipertensos e aos diabéticos; atendimentos de enfermeiros (as) aos hipertensos e aos diabéticos; estimativa de adultos com tais condições cobertos pela Estratégia Saúde da Família; proporção de equipes de saúde bucal (eSB) na APS.“É um marco para a Saúde Pública alcançarmos as metas estabelecidas. Isso reflete o trabalho de toda a equipe de Saúde, o empenho do prefeito Rodrigo Drable em dar toda a assistência possível com a melhor qualidade, e o ganho que a população tem”, declarou o secretário municipal de Saúde, Dr. Sérgio Gomes.

Espera-se que o conjunto de indicadores, alcançados no PREFAPS, apoiem as gestões municipais na melhoria da qualidade da atenção, aprimorando continuamente o serviço ofertado à população.“Se olharmos para um passado recente, falo de 5 anos atrás, quando assumi o governo municipal, não tínhamos nenhum posto de saúde funcionando, as UPAs estavam fechadas, Santa Casa com atendimento comprometido; a Saúde não atenderia 70% da população se ela funcionasse. Hoje, alcançamos metas estabelecidas no PREFAPS. Poucos municípios conseguem esta marca”, destacou o prefeito Rodrigo Drable, acrescentando:“A gente se dedicou muito em fazer o melhor e continuaremos nos empenhando em, não apenas atingir essas metas, mas em atender bem a população e dar estrutura necessária para nossa equipe dar o melhor atendimento possível às pessoas”, concluiu.

FOTOS: Felipe Vieira