Município salta da 57ª posição em 2020 para 19ª colocação para o ano fiscal de 2022

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vem alcançando expressivas colocações no ranking do ICMS Ecológico, mecanismo tributário que tem como base os investimentos realizados pelo município visando à manutenção e o equilíbrio do meio ambiente e também traça um comparativo percentual entre as 92 cidades que compõem o Estado do Rio de Janeiro.

Para se ter idéia dos investimentos realizados na área, o município saiu do patamar da 57º colocação em 2020 para ocupar a 45ª posição em 2021. Neste mesmo ano, avançou mais um pouco e chegou 19ª colocação.

O secretário da Pasta, Vinícius Azevedo, destacou que essa evolução é fruto das práticas ambientais e atuação da administração municipal. “Nossa intenção é melhorar a posição todo ano e estamos trabalhando muito para isso”.

PARQUE NATURAL DE SAUDADE FUNCIONA COMO SEDE COMPARTILHADA DA UCs

Entre as ações realizadas pela Secretaria destaque para a manutenção e melhorias constantes no Parque Natural Municipal de Saudade, que se tornou sede compartilhada das unidades de conservação municipais, juntamente com os Parques Naturais Municipais Centenário e Firmino de Castro, Áreas de Proteção Ambiental Leste, Cândido Silva, Entorno da Cicuta e Cafundó, além da Área de Relevante Interesse Ecológico Ilhas do Rio Paraíba do Sul e Refúgio de Vida Silvestre Serra do Rio Bonito.

O Parque conta com ações de educação ambiental, sendo sede do Grupo Técnico de Educação Ambiental. Com cerca de 10 mil m2 de área verde, o Parque Natural pertencia ao funcionário ferroviário Marcolino Pereira do Nascimento, desde 1870 e permaneceu na família por mais de 100 anos. Era conhecido como “Bosque dos Nascimento” ou “Pulmão Verde de Saudade”. Em 2014, o Parque foi elevado à categoria de Unidade de Conservação como Área de Proteção Ambiental, através do decreto nº 7947, de 29 de dezembro.

Foi inaugurado em 2011, servindo como Centro de Referência em Estudos Ambientais e Unidade Municipal de Conservação. Em 2015, devido à má gestão administrativa foi fechado. Em 28 de janeiro de 2017, foi reaberto após a realização de um grande mutirão de limpeza, que retirou do local 20 caminhões de entulho.

O Parque Natural Municipal de Saudade fica localizado na Rua Elza Maia de Amorim, nº 3538, no bairro Saudade, e conta com pista de caminhada, árvores nativas de Mata Atlântica, área com brinquedos, auditório, salas de estudos e um casarão com mais de 80 anos.