Guarda Municipal e Secretaria de Assistência Social reforçarão o patrulhamento no município e a busca ativa dos indivíduos

Após algumas denúncias de moradores e comerciantes, a Guarda Municipal de Barra Mansa, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), realizaram na manhã desta terça-feira (22), uma abordagem aos moradores em situação de rua que ficam, em grande parte, nos arredores da antiga estação de trem do município. Durante o trabalho, houve constante resistência do grupo atendido e foi preciso que medidas mais cautelosas fossem tomadas para conseguir retirá-los do local. Ao fazer uma busca no meio de seus pertences, foi encontrado duas facas, que posteriormente foram encaminhadas para a sede da guarnição.

O comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir, relembrou que há um tempo, diversas ações foram tomadas para reduzir a taxa de população de rua em Barra Mansa. Muitos foram encaminhados para suas casas e municípios, enquanto outros foram detidos por estarem cometendo delitos como assalto, vandalismo e agressão. “A Guarda manterá o patrulhamento nos principais pontos de visitação da cidade, principalmente nos locais com maiores fluxos de pessoas. Nosso trabalho visa garantir a segurança e a tranquilidade da população”, expressou.

Outra observação do comandante é em relação aos locais tomados pelos moradores em situação de rua. “Esse é um clamor das mulheres, das crianças, dos idosos que usam o espaço para descansar ou apreciar a cultura, artesanato e outras atividades que ali são desenvolvidas. Porém não conseguem, já que o local estava hostilizado. Já estamos trabalhando para que essa realidade seja completamente alterada”, completou Valcir.

De acordo com o secretário em exercício da SMASDH, Leomar Gomes, constantemente uma equipe é enviada para as áreas onde há maiores fluxos de moradores em situação de rua, para apresentar o trabalho que é desenvolvido no Centro Pop, porém nem sempre a recepção é das melhores. “Nós, como assistentes sociais, entendemos que a população, seja de rua ou não, tem que ter seus direitos preservados. Barra Mansa desenvolve diversos projetos que visam garantir a integridade e o pertencimento à sociedade. Nessa manhã tentamos encaminhá-los ao Centro Pop, porém eles não quiseram e não temos o direito de obrigá-los”, explicou Leomar.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM), realizou na tarde desta terça-feira, dia 22, a lavagem da calçada da Gari da Estação.

Centro Pop

Através do Centro Pop, diversos tipos de atendimento à população de rua são realizados. Dentre eles estão: encaminhamento para emissão de documentos e para inserção no mercado de trabalho; oficinas e grupo de convivência, além de servir refeições e disponibilizar banheiros para higiene pessoal. O espaço que está em novo endereço, na Rua Francisco Amaral de Souza, n° 08, em Saudade, conta com uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos.

De volta para casa

Em muitos casos os moradores em situação de rua não querem ir para um abrigo, mas sim retornar para a sua cidade ou casa. Pensando nisso, a Prefeitura de Barra Mansa, através da SMASDH, desenvolveu o projeto ‘De Volta Para Casa’. Essa ação tem como objetivo devolver para seus municípios pessoas que, por algum motivo, chegaram à cidade e não tiveram condição de arcar com as despesas da viagem de volta.

Denúncia

Para denunciar ações de vandalismo, assédio, briga entre moradores em situação de rua, ou qualquer outro tipo de delito, entrar em contato com a Guarda Municipal de Barra Mansa, por meio dos telefones: 153 – (24) 3028-9339 ou (24) 3028-9369.