Fernando Vitorino, secretário da pasta, avalia 2019 como um bom ano para a Educação e já traça planejamento para 2020

A Prefeitura Municipal de Barra Mansa realizou diversos investimentos na Educação. Projetos diferenciados, inaugurações de creches, reformas em escolas e padronização da merenda escolar foram ações da pasta para avançar nos números do setor em 2019.
Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 68 escolas, sendo 9 em tempo integral, além de 9 creches, 4 núcleos de educação infantil, 49 escolas de ensino fundamental I, 21 escolas de ensino fundamental II e 5 unidades do EJA (Educação de jovens e adultos) contabilizando cerca de 18 mil alunos.
O Secretário Municipal de Educação, Fernando Vitorino, fechou um trimestre à frente da pasta e avaliou a Educação de Barra Mansa neste ano. “O governo do prefeito Rodrigo Drable pensa em mudanças para a Educação. Já foram inauguradas três creches e implantadas sete escolas que funcionam em período integral e que ofertam cinco refeições diárias para os alunos, com cronograma montado por uma equipe de Nutrição profissional. Temos uma responsabilidade enorme que é oferecer ensino de qualidade para 18 mil alunos. Estamos avançando e já temos projetos para 2020”, afirmou Vitorino.

Barra Mansa conta com diversos projetos extracurriculares, como o “Música nas Escolas”, “Robótica nas Escolas”, JEBAM (Jogos Escolares de Barra Mansa), além dos que estão por vir, como o de xadrez e a criação de startups para alunos do 9º ano. A Secretaria de Educação tem trabalhado para criar uma nova proposta de ensino e contribuir de maneira significativa para enriquecer o conhecimento de crianças e jovens da rede municipal.

Vitorino ressaltou também a importância de projetos como estes para a complementação da educação dos alunos. “O projeto Música nas Escolas talvez seja o maior projeto musical envolvendo escolas no país, um sucesso fantástico criado pelo Professor Vantoil. É algo que divulga Barra Mansa por todo país. O de Robótica é outro que vem crescendo muito, onde 39 escolas desfrutam do programa. Vamos iniciar o xadrez e a linha de pensamento é para inovação, diferenciando o ensino. O governo Rodrigo Drable veio para fazer mudanças, respeitando experiências do passado, mas pensando em modificar o futuro pela educação”, destacou o secretário.