Ferramentas auxiliarão na capacitação de profissionais e geração de emprego

Durante agenda no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (4), o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, esteve com o secretário de Estado de Trabalho e Renda, Léo Vieira, e juntos definiram o retorno do SINE ao município e a implantação da Casa do Trabalhador, importantes ferramentas que auxiliarão na capacitação de profissionais e geração de emprego. Participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Paciello, e o vereador Jefferson Mamede.

Em suas redes sociais, Rodrigo Drable falou sobre a conquista. “A gente conseguiu fechar o retorno do SINE para Barra Mansa e a instalação da Casa do Trabalhador. São dois equipamentos que não estavam funcionando no município. O SINE parou de funcionar em 2015, em uma atrapalhada do governo anterior ao meu. Já a Casa do Trabalhador é uma inovação da secretaria”.

O SINE, Sistema Nacional de Empregos, é uma ação do Governo Federal e tem como objetivo proporcionar um banco de dados de vagas de empregos em cidades com média populacional maior que 200 mil habitantes. Já a Casa do Trabalhador é um programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, criado com o objetivo de implementar políticas de trabalho, emprego e geração de renda, estimular a formação e a qualificação dos cidadãos, desenvolvendo ações de apoio ao trabalhador para contribuir com a sua inserção, reinserção e manutenção no mercado de trabalho, por meio de parcerias com instituições formadoras de ensino.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Paciello, destacou a importância de oferecer oportunidades e meios para a qualificação dos munícipes. “Essas ferramentas vêm agregar muito valor à fase que estamos vivendo em Barra Mansa, pois estamos com boas perspectivas de geração de emprego e renda. Esses dispositivos são fundamentais para preparação e capacitação dos munícipes”.

O vereador Jefferson Mamede pontuou a necessidade de manter um trabalho conjunto entre os poderes municipais. “Nós apresentamos ao Executivo a proposta de juntos buscarmos trazer para o nosso município novamente a agência do SINE. Teremos aqui um aparelho que vai contribuir com a qualificação e inserção de trabalhadores no mercado. Também vai alinhar as necessidades e demandas das empresas, em termos de vagas de emprego, com a necessidade dos trabalhadores que estiverem desempregados. O nosso intuito é colaborar com o desenvolvimento. O parlamentar fiscaliza o Executivo, cria leis, mas também precisa procurar caminhos para trazer soluções para as políticas públicas que estão em evidência e que são necessárias para o nosso município”.