Serviço possibilita o planejamento ambiental e econômico ao homem do campo

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, divulgou nesta quarta-feira, dia 3, mais uma iniciativa em apoio aos produtores rurais do município: o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O serviço é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses referentes às Áreas de Preservação Permanente (APP).

A inscrição no CAR possibilita o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural e representa o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental. Além disso, é requisito para os seguintes programas, benefícios e autorizações: obtenção de crédito agrícola; contratação de seguro agrícola; acesso a linhas específicas de financiamentos; entre outros benefícios.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, comentou sobre o serviço disponibilizado para o município e destacou seus benefícios.
“Estamos trazendo para o município mais uma forma de assessorar e apoiar os produtores rurais. Para os que ainda não realizaram o cadastro ambiental, Barra Mansa está disponibilizando os técnicos e todas as estruturas para estar regularizando essas propriedades, tanto pela parte econômica quanto pela parte de planejamento futuro. Todas as informações podem estar sendo adquiridas através da nossa Secretaria” destacou Beleza.

“É de extrema importância tanto o Cadastro Ambiental quanto a Reserva Ambiental que ocupa 20% da nossa região, sendo considerada um pilar. Entre os tantos benefícios do Cadastro, podemos citar a regularidade do produtor, planejamento para o futuro, as propriedades que podem ser ampliadas, compensações que o beneficiado pode receber, inserção em projetos futuros, atividades econômicas nas áreas de preservação e também os pontos positivos para fauna e flora” encerrou Beleza.

A sede da Pasta fica na Rua 17, n° 118, no bairro São Luiz. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O telefone é o (24) 2106-3547. Mais informações sobre a inscrição também podem ser obtidas pelo site do Cadastro Ambiental Rural (www.car.gov.br).

Foto: Felipe Vieira