O município de Barra Mansa fica localizado às margens do Rio Paraíba do Sul, na região fluminense do Médio Vale do Paraíba, entre as Serras do Mar e da Mantiqueira. Os municípios limítrofes são

ao Norte, Valença e Quatis; ao Sul; Rio Claro, Piraí e Bananal (SP); ao Leste, Volta Redonda, Barra do Piraí e Piraí; e a Oeste, Resende, Quatis e Porto Real.

Segundo estatísticas do Censo 2000 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população estimada é de 172 mil habitantes, para uma área total de 547,55 km2.

A cidade dispõe de uma significativa bacia hidrográfica e é servida pelo mais importante tronco ferroviário do país (MRS Logística e Ferrovia Centro Atlântica). Além disso, conta com excelente sistema rodoviário, que faz a ligação com as principais capitais e cidades da Região Sudeste. A Rodovia Presidente Dutra é o eixo central.

Localização

O município de Barra Mansa está localizado no Sudeste do Brasil, no Sul fluminense do Estado do Rio de Janeiro. É caracterizada como a sexta Região de Governo do Médio Paraíba, entre as Serras do Mar e a da Mantiqueira. Fica há 110 km do Rio de Janeiro (RJ), 300 km de São Paulo (SP), 460 km de Belo Horizonte (MG), 650 km de Vitória (ES), 85 km do porto de Angra dos Reis (RJ) e 90 km do porto de Sepetiba, no município de Itaguaí (RJ).

Limites

Norte: Valença e Quatis
Sul: Rio Claro, Piraí , Bananal (SP)
Leste: Volta Redonda, Barra do Piraí e Piraí
Oeste: Resende, Quatis e Porto Real

Distritos, Área e Coordenadas

O município ocupa uma área de 548,9 km², correspondentes a 8,8% da área da Região do Médio Paraíba. Está dividido em 5 distritos: Barra Mansa (sede), Floriano (2.º), Rialto (3.º), Nossa Senhora do Amparo (4.º) e Antônio Rocha (5.º). Dentro de seus limites, cruzam três grandes rios: Paraíba do Sul, Barra Mansa (que deu origem ao nome do município) e o Bananal, sendo os dois últimos afluentes do primeiro.

Suas coordenadas geográficas são: 22°32’25,19”S e 44°10’35,33”O, referentes ao prédio da Prefeitura. Está situada numa altitude de 381 metros e seu ponto culminante encontra-se a 1.305m na Serra do Rio Bonito (contrafortes da Serra da Mantiqueira), no Distrito de Nossa Senhora do Amparo.

Clima

O clima é mesotérmico, com verões quentes e chuvosos e inverno seco. A umidade relativa do ar é de 77% e a temperatura média mínima anual é de 16°C e a média é de 28°C. O período de chuvas está entre os meses de novembro e março, com pluviosidade de 1.380 mm/ano.

Hidrografia

A estrutura hidrográfica do município é marcada pela presença do Rio Paraíba do Sul, drenando vasta região por meio de uma grande quantidade de rios e córregos espalhados por toda a superfície. Pela margem direita, os principais afluentes são: Rio Bananal, Rio Barra Mansa, Rio Bocaina, Ribeirão Brandão e o córrego Cotiara; pela margem esquerda: Rio Turvo e os córregos Ano Bom e Água Comprida.