O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, e o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, planejam entregar até o fim deste mês, as obras das Unidades de Saúde dos bairros Ano Bom, São Francisco de Assis e Mangueira, na Região Leste. A inauguração integra o calendário de comemoração dos 189 anos do município, celebrado em 03 de outubro.

De acordo com Drable, o prédio do Cremeb foi adaptado e estruturado para receber a UBSF do Ano Bom, que dará cobertura sanitária aos moradores do bairro e terá capacidade de atendimento para 500 pessoas/dia. A unidade, totalmente climatizada, será referência na vacinação anti Covid e terá serviços de consultas com clínico geral, pediatra e ginecologista, curativos, vacinação, coleta de material para exames laboratoriais, tratamento odontológico, medicação básica e encaminhamento para consulta com especialista. “Nosso intuito é atender na unidade até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Vale destacar, que desde a década de 1960, quando o Cremeb foi inaugurado, essa é a primeira grande reforma estrutural e física realizada no imóvel”.

Já a Unidade de Saúde da Família, Braulino de Brito, no bairro Mangueira, foi totalmente reconstruída. De acordo com Sérgio Gomes, a antiga unidade era uma casa adaptada para oferecer os serviços de saúde. “Construímos quatro consultórios amplos para atendimento médico, ginecológico, odontológico e para atendimento dos profissionais do Nasf, além de salas de vacinação, curativo, reunião e de esterilização, um departamento de materiais de limpeza, cinco banheiros, dois deles para os profissionais que atuarão no local. A unidade que é também é climatizada recebeu investimentos capazes de proporcionar atendimento à comunidade local e do bairro Recanto do Sol”, destacou Gomes.

Na UBS Maria Verônica Silva, no São Francisco de Assis, estão sendo realizados serviços de revitalização, como pintura das paredes e substituição do piso, além da troca do mobiliário, recuperação do muro que foi duramente ao longo dos anos pela ação das chuvas de verão e a reestruturação de todo o entorno. A unidade tem como meta 30 atendimentos/dia, mas totalizando os serviços ofertados este número pode chegar a 100 atendimentos/dia. Moradores do recém inaugurado condomínio Minha Casa Minha Vida também receberão atendimento na unidade.