Na carreta-escola do Senac, estudantes aprenderam a fazer palha italiana

Alunos surdos do Colégio Municipal Marcelo Drable, em Barra Mansa, viveram na tarde desta segunda-feira, 26, uma experiência inovadora. Eles participaram da aula de gastronomia da carreta-escola do Senac, estacionada no pátio da prefeitura do município. Acompanhado por três professoras especializadas em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), os estudantes se empolgaram na hora de preparar e degustar a palha italiana.

Kevin Lucas Viana, 17 anos, ajudou a derreter o chocolate e disse que a experiência foi bem legal. “Gostei muito de ajudar a fazer o doce. Agora estou querendo experimentar”, revelou.

Larissa da Silva, 12 anos, revelou que sabe cozinhar e em casa ajuda a sua mãe a preparar algumas refeições. “Acho uma delícia cozinhar. Adoro fazer bolos; é um dos meus pratos favoritos. Estou curiosa para aprender essa receita, porque adoro fazer novidades, principalmente com chocolate”, destacou.

A ideia de oportunizar aos alunos surdos a aula de gastronomia foi da coordenadora do Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), Sônia Coutinho. “É uma maneira de promover a inclusão social e estimular a criatividade e autonomia desses jovens, que estudam no Colégio Marcelo Drable e são atendidos no Cemae”, analisou.

A supervisora da educação de surdos do Centro de Atendimento, Glenda Janaina Santos da Silva, disse que a iniciativa trabalha uma série de conceitos, como quantidade, higiene e visão de mundo. “As aulas fora do ambiente escolar favorecem outros aprendizados. Temos investido nesta sistemática, inclusive já levamos nossos alunos ao cinema”, detalhou.

A gerente de recursos sociais da unidade móvel, Rosane Masieiro, reafirmou sobre os novos conceitos aprendidos pelos alunos. “Foi uma experiência que eles jamais esquecerão e para nós, do Senac, muito gratificante, pois no interior do Estado do Rio a ação foi pioneira”, concluiu.