Ao todo, o município conquistou oito medalhas, sendo que desse número seis foram para a rede municipal e duas para uma escola particular

Seis alunos do CIEP 054 Municipalizado Professora Maria José Machado de Carvalho, participaram na manhã desta quarta-feira (30), da cerimônia de entrega de medalhas e certificados de participação na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A unidade ficou em primeiro lugar na quantidade de medalhas, com duas de ouro, uma prata e três de bronze e 12 estudantes participaram da prova, sendo que a metade desses tiveram rendimento acima de 80%. Em segundo lugar ficou uma escola particular que obteve uma medalha de ouro e uma de bronze.

A prova, que aconteceu no dia 17 de maio, organizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em conjunto com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), contou com a participação de 884.979 alunos de 9.965 colégios de todo território nacional.

Os medalhistas de ouro foram os alunos, Kaique Toledo de Almeida e Ana Lídia Nazário Givisiez; prata, Marcela Basílio da Silva; e de bronze Maria Clara Duque Miquilino, João Augusto Ferreira Neto e Isabella Lobo Gonçalves.

Saionara Maciel, gerente de Educação Básica de Barra Mansa, esteve presente na cerimônia, representando o setor e garantiu que o município tem tido grande destaque devido ao comprometimento dos profissionais e também dos estudantes. “Esse é um momento muito especial e importante para o nosso município. Os envolvidos nesse projeto são verdadeiros protagonistas dessa história real, que só mostra que o ensino público pode ser de qualidade quando existe o comprometimento dos profissionais e dos estudantes”, comemorou.

Os professores de geografia da unidade, Rodrigo Seixas e Tânia Regina Pereira, foram os profissionais envolvidos diretamente na preparação dos alunos para a prova. “Quando a escola aderiu a iniciativa, propomos com a diretoria que os alunos deveriam ter aulas extras e, para não atrapalhar a grade de ensino, durante um período realizamos esse trabalho todas as quartas-feiras, fora do horário das aulas”, explicou Rodrigo. Tânia completou. “Nesse período realizamos mais de dez oficinas. Tenho certeza que esse incentivo fez com que a escola se tornasse a maior medalhista do município”, complementou a professora.

Uma das participantes da olimpíada que garantiu a medalha de ouro foi a estudante do nono ano, Ana Lídia Nazário Givisiez, de 14 anos. “Foi muito bom participar tanto das oficinas, quanto da prova. Garantir uma medalha de ouro é ainda mais satisfatório. Essa é uma oportunidade de podermos estudar ainda mais os astros. A escola está de parabéns pelo ótimo desempenho e também por nos permitir um conhecimento diferenciado”, enfatizou a estudante.

Os alunos que participaram da prova e que não garantiram mais de 80% de rendimento também garantiram o certificado de participação. Esse foi o caso do estudante Felipe de Andrade Munir, de 14 anos. Sua mãe, Isabel de Andrade, de 45 anos, disse estar orgulhosa pelo empenho do filho. “Só dele ter participado da prova e se dedicar é um grande orgulho para nós familiares. Sempre tento mostrar os melhores caminhos a seguir, a educação é um deles”, finalizou a mãe.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é realizada anualmente, em todo o Brasil, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio, com recursos, principalmente, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP), órgãos vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).