Cerimônia acontece às 11h, no Sesc Barra Mansa. Público presente poderá conferir exposição dos pratos produzidos pelos alunos

O prefeito de Barra Mansa Rodrigo Drable, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Agnaldo Raymundo, o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, a diretora do Senac RJ, Ana Cláudia Martins e o presidente do Sicomércio Barra Mansa, Hugo Tavares Nascimento, participam da solenidade de formatura de 130 alunos dos cursos de capacitação profissional em, gastronomia. A cerimônia acontece nesta terça-feira, dia 8, às 11h, na unidade do Sesc, no Ano Bom, localizado na Rua Tenente José Eduardo, 560, Ano Bom.

Durante o evento, o público presente terá a oportunidade de conferir a exposição de pratos produzidos pelos alunos. Também no decorrer da formatura serão apresentados cases de sucesso de alunos que, logo após concluírem a capacitação, estão garantindo a geração de renda na área de gastronomia.

Os cursos de salgados para festas, técnicas para pizzaiolo, doces para festas, saladas, bases de confeitaria, fabricação de massas, geleias, compotas e preparo de pães tradicionais integram o Programa Barra Mansa + Profissional e visam incentivar a empregabilidade, geração de renda, a capacitação profissional e o empreendedorismo. Eles foram ministrados na Unidade Móvel de Gastronomia do Senac- RJ, estacionada no pátio do Centro Administrativo em maio deste ano.

Os alunos também tiveram a oportunidade de participar de oficinas de empreendedorismo, ministradas em parceria com o Sebrae, e do workshop Fotografando com o Celular, quando aprenderam a fazer boas fotos de seus produtos.

BANCO DE OPORTUNIDADES – Os estudantes certificados também poderão participar do Banco de Oportunidades, centro de carreira do Senac RJ que encaminha, gratuitamente, estudantes concluintes dos cursos de educação profissional para oportunidades de emprego e estágios em empresas parceiras.

No município, o apoio técnico virá do Centro Empreender, antigo Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor Individual – CATEI. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Raymundo, os cursos oportunizaram a aprendizagem de uma nova profissão. “Após a conclusão, a meta é fomentar o empreendedorismo e a geração de renda, seja através dos empregos formais ou do microempreendedorismo”, concluiu.