Encontro foi solicitado pela direção da unidade de ensino com o intuito de orientar os jovens e prevenir atos de violência na porta da escola

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Ordem Pública, realizou nesta quarta-feira, dia 27, palestras para alunos do Colégio Municipal Vereador Paulo Basílio de Oliveira, no bairro Vila Nova. O encontro, mediado pelo coordenador da Coordenadoria Municipal de Políticas Sobre Drogas (Compod), César Tomé, e agentes da Guarda Municipal (GMBM), teve o objetivo de orientar os jovens e prevenir atos de violência na porta da unidade de ensino. A atividade foi dividida em dois turnos. Pela manhã, 195 estudantes de 13 a 17 anos participaram. No período da tarde, foram 150 alunos de 12 a 14 anos.
De acordo com o secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, devido ao significativo aumento nos relatos de violência na porta dos colégios, a Pasta iniciou um ciclo de palestras com o intuito de orientar e prevenir esse tipo de ocorrência.
“Conforme solicitado pela área da Educação, e através de uma iniciativa da Compod, a Secretaria de Ordem Pública iniciou um ciclo de palestras em colégios que vêm apresentando episódios de violência na porta das unidades, envolvendo os jovens. O Colégio Paulo Basílio foi o primeiro a receber essa atividade, que acontecerá em outras unidades do município. Nós também daremos suporte junto com a Guarda Municipal, através da Ronda Escolar, para estar mais presente no dia a dia da vida do aluno”, destacou Abreu.
O coordenador da Compod, César Thomé, abordou diversos assuntos em sua palestra, não apenas ligados à prevenção ao uso de drogas. “Eu tenho visto e estudado sobre o comportamento da nossa juventude. Minha percepção é que eles, em sua maioria, estão atrás de fama e isso tem dois pesos. Temos que alertá-los que esse caminho tem dois sentidos, para o bem e para o mal. Assim, cabe a eles avaliar e a nós, como mais experientes e vividos, orientá-los com o melhor direcionamento”, destacou Thomé.
De acordo com a diretora da unidade, Janaina Mendes Nunes Santos, as palestras foram solicitadas após ocorrências de briga na porta do colégio. “Este ano os estudantes voltaram muito agitados. Nós já estávamos desenvolvendo um projeto educativo contra o bullying; nosso trabalho de conscientização é constante. Mas recentemente tivemos um episódio de briga na porta da unidade, que não foi relacionada ao ambiente escolar, mas sim ao bairro. Isso acaba afetando o todo, por isso, nós decidimos aumentar esse trabalho de conscientização e solicitamos ao secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, essas palestras e que prontamente nos atendeu. Como já disse, esse é um trabalho constante. Nós já tivemos palestras com a Polícia Militar, psicólogo e agora estamos recebendo a Compod e a Guarda”, disse a diretora.
O comandante da GMBM, Paulo Sérgio Valente, falou do trabalho desenvolvido pela corporação junto às unidades de ensino da rede pública e privada. “Atualmente a Guarda Municipal possui duas equipes voltadas exclusivamente para a Ronda Escolar. Oferecendo todo o suporte para a direção das unidades, estando sempre em contato e atendendo sempre que é solicitado”, ressaltou Valente.