Medida visa inibir a propagação de doenças como a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya

 

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental, está intensificando as ações nas unidades educacionais visando à conscientização dos alunos acerca dos cuidados e prevenção as doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. No espaço urbano, as doenças mais comuns são a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya, todas causadas pelo Aedes aegypti. Nesta quarta-feira, 06, a iniciativa foi concentrada na Escola Municipal Tancredo Neves, no bairro Piteiras. Já na quinta-feira, dia 07, a reunião acontece no Núcleo de Educação Infantil Eny do Nascimento Mariano, no bairro Boa Vista 3. Na próxima semana, as ações terão prosseguimento em unidades a serem agendadas.

Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Antônio Marcos Rodrigues, nos encontros são abordadas as características do Aedes aegypti, bem como, seus hábitos. “O mosquito, tem em média menos de um centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Embora tão pequeno, causa um grande estrago nas condições de saúde da população. Por isso, eliminar os possíveis criadouros é tão importante”.

Embora o Aedes aegypti tenha sua circulação intensificada no verão, em virtude da combinação da temperatura mais quente e das chuvas, ele não dá trégua durante o período de temperaturas mais amenas.

O ciclo de vida do Aedes aegypti, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se a eliminação dos criadouros for realizada uma vez por semana, é possível interferir no desenvolvimento do vetor e no seu ciclo de vida.

Em geral, os criadouros se concentram nos quintais e interior das residências. Dessa maneira é importante ficar atento:

– As condições de fechamento da caixa d’água e lixeiras;

–  Colocar areia nos pratos de plantas.

– Recolher e acondicionar o lixo do quintal.

– Limpar as calhas.

– Cobrir piscinas.

– Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.

– Limpar a bandeja externa da geladeira.