Segundo semestre letivo segue até o dia 21 de dezembro, tanto para os alunos do ensino regular quanto para os que participam da EJA

Mais de 18.200 alunos da Rede Municipal de Ensino de Barra Mansa, distribuídos em 69 unidades, retornaram às aulas nesta segunda-feira, dia 1º. O segundo semestre letivo segue até o dia 21 de dezembro, tanto para os alunos do ensino regular (da creche ao 9º Ano do Ensino Fundamental) quanto para os que participam da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Sobre o trabalho já apresentado este ano, a gerente de Educação Básica da Secretaria de Educação, Alessandra Mara, destacou que foram realizadas ações de formação junto a todos os professores, implementação do reforço escolar para os alunos de 5º, 6º e 8º Anos, além de um projeto-piloto na Escola Municipal Washington Luís, no bairro Saudade.

“O Programa Municipal de Aceleração de Estudos tem por objetivo regularizar a vida escolar dos alunos do Ensino Fundamental que estão com distorção de idade por ano de escolaridade. São alunos que tiveram retenções ao longo da vida e que estão com hoje com 13, 14 anos, no 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental. Através de uma abordagem e proposta pedagógica diferenciada, o aluno pode desenvolver as competências necessárias para dar prosseguimento do 8° Ano em diante”.

Como grande parte do ano já passou, os estudantes que não estão com as notas acima da média precisam ficar bem atentos aos seus resultados até o final do ano, conforme Alessandra enfatizou.

“É muito importante a parceria das famílias com a escola nesse segundo semestre. Esse período passa muito rápido e precisamos que todos se envolvam para que os alunos avancem e consigam concluir o ano com sucesso”.

O secretário de Educação, Marcus Barros, comentou com satisfação os resultados do trabalho já feito e as expectativas para a continuidade este ano. “Nós estamos muito felizes com o segundo semestre do ano letivo, com muitos projetos a serem iniciados e investimentos em gestão de pessoas e infraestrutura. Dessa forma, pretendemos dar cada vez mais conforto e facilidade ao acesso, de forma que os alunos tenham um aprendizado cada vez melhor”.

JOVENS E ADULTOS

Para quem tem interesse em ingressar futuramente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), vale ressaltar que o estudante precisa já ter completado 15 anos de idade e ainda não ter concluído o Ensino Fundamental. Maiores informações podem ser obtidas na escola mais próxima da casa do candidato.