Iniciativa visa multiplicar informações sobre pequenos cuidados que podem salvar vidas

Alunos do 3º ao 5º ano da Escola Municipal Dr. Djair Machado Gomes, do bairro Bocaininha, em Barra Mansa, receberam na manhã desta quinta-feira (31), palestra educativa sobre a prevenção a acidentes domésticos. A iniciativa integra o Programa Vida+Segura, desenvolvido pela Fundação ArcelorMittal em parceria com a Prefeitura do município.

A palestra ficou a cargo do coordenador da Defesa Civil, Sérgio Mendes, o Serginho Bombeiro. “O intuito é contribuir para a criação de uma cultura de prevenção aos acidentes que ocorrem dentro da nossa própria casa, local considerado seguro. Muitos pais têm a percepção de que os perigos existem apenas da ‘porta para fora’. No entanto, é nas residências que ocorrem o maior número de acidentes, desde pequenos machucados até ocorrências mais sérias. O problema está concentrado no dia a dia, naquelas situações para as quais não nos atentamos por acreditar que nunca acontecerão em nossas famílias”, destacou.

Durante a abordagem, Sérgio Mendes, relatou sua própria experiência. Quando criança, junto com seu irmão, em uma brincadeira aparentemente inocente, misturou gasolina e fogo em uma garrafa. O resultado foram queimaduras pelo corpo e muita bronca dos pais.

A diretora da escola Célia Aparecida Pimentel Escobar disse sobre a importância da palestra. “Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar, sob a orientação das professoras e de material lúdico distribuído pela Fundação ArcelorMittal, situações do cotidiano doméstico em que possíveis acidentes podem ser evitados. São atitudes simples, pequenos cuidados que podem salvar vidas”, destacou Célia Escobar, revelando que a unidade de ensino atende atualmente cerca de 500 alunos, do pré I ao 5º ano.

VIDA+SEGURA – O programa foi lançado em 2016 em localidades de atuação da ArcelorMittal. Este ano, chegou aos alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de educação.

Dentre as orientações repassadas durante o Vida+Saudável estão: a prevenção a quedas, choques elétricos, intoxicações, cortes, queimaduras e afogamentos.

Fotos: Paulo Dimas