Ação faz parte do cronograma de atividades alusivo ao mês da consciência negra

Levantar questões reais de discriminação racial é um dos trabalhos desenvolvidos em Barra Mansa, principalmente nas escolas para o público nas idades iniciais e juventude. O projeto Afrosaberes, com pouco tempo de existência, tem se consolidado como uma ferramenta que leva para as unidades conteúdos informativos feitos por pessoas envolvidas na política de igualdade racial do município. Na tarde desta terça-feira (26), após um convite, os alunos do programa Educação Profissional receberam a iniciativa, na escola People, no Centro, que abordou principalmente a temática do racismo no ambiente de trabalho.

A conversa foi ministrada pela gerente de Políticas Culturais, Graziela Lorena, e pela assistente de biblioteca e agente cultural, Jéssica Nascimento, ambas envolvidas na política de igualdade racial de Barra Mansa.

Graziela explicou que é importante essa abordagem, pois o racismo, em muitos casos, está entranhado nas pessoas e ele se manifesta de diversas maneiras, sem que elas percebam o nível da gravidade. “Tratar assuntos como esse é a nossa melhor arma para combater o racismo. É preciso evoluir muito ainda, mas não podemos desistir de realizar ações que visam essa redução”, disse.

Jéssica ainda completou. “Já conseguimos romper muitas barreiras, essa nova geração veio para firmar uma realidade melhor. Precisamos sempre estar na luta e colocando essa temática em evidência, para que a realidade seja igualitária para todos, independentemente da cor”, expressou.

Os alunos do programa Ensino Social Profissionalizante (Espro), que oferta oportunidade de estágio para o Jovem Aprendiz, participaram da conversa. De acordo com a instrutora do curso, Viviane Almeida, a unidade People realiza durante o mês da Consciência Negra diversas atividades com a temática. O Afrosaberes foi uma indicação da vice-prefeita Fátima Lima. “É extremamente importante falar sobre o assunto, principalmente com os jovens que estão em fase de construção. Isso faz com que eles reflitam sobre suas ações e responsabilidades com os outros”, considerou a instrutora.

DENÚNCIAS DE RACISMO

Vítimas ou testemunhas de atos discriminatórios raciais podem procurar a delegacia mais próxima e registrar a queixa. Em Barra Mansa existe o Conselho Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Comuppir), que atua com representantes do Governo e da Sociedade Civil, com o principal objetivo de elaborar e implementar políticas públicas sob o olhar da população negra, de comunidades tradicionais e de outros segmentos étnicos.

Além disso, o município também conta com a Gerência de Promoção da Igualdade Racial (Gepir), que é um órgão executor, com a função de identificar e executar ações relativas às demandas apresentadas, coordenar projetos, acompanhar e implementar políticas públicas de promoção da igualdade racial, além de ser atuante nas áreas da saúde, educação, cultura, juventude, religião de matrizes africanas, gênero, entre outros.