Moradores participaram das atividades que levou o trabalho do governo municipal para mais próximo dos cidadãos

Moradores do bairro Paraíso de Cima participaram de uma ação social promovida pela Prefeitura de Barra Mansa neste sábado, dia 19. As atividades do ‘Dia da Família’ aconteceram no Ciep 483 – Ada Bogato. O evento, que contou com os serviços de diversas Secretarias Municipais, teve o objetivo de aproximar o cidadão do governo municipal através da oferta de atendimentos para atualização e cadastramento no Programa CadÚnico; orientações com profissionais de saúde sobre diversos programas institucionais; serviços de corte de cabeleireiro e design de sobrancelhas; emissão de documentos;esclarecimentos sobre emissão de documentos; recreação para as crianças; doação de mudas e de livros; atendimento do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), recolhimento de lixo eletrônico e de óleo vegetal usado.

A vice-prefeita Fátima Lima esteve no evento, comemorou a participação da comunidade e falou sobre a aproximação do poder público com os cidadãos. “Hoje nós estamos literalmente no Paraíso! Esses eventos trazem muitos benefícios para as famílias da comunidade, estamos aqui com diversos serviços que são oferecidos pela prefeitura e por vezes os moradores não tem condições de ir até o Centro para receber esses atendimentos, então é um diferencial muito grande na vida deles nós estarmos aqui oferecendo esses serviços”, destacou Fátima

O secretário de Habitação, Alberto Almeida Carneiro, reforçou a importância de levar os serviços até os moradores. “A prefeitura é muito demanda e por vezes há relatos que o acesso aos serviços é muito difícil, burocrático e longe, ainda mais pra quem está aqui na Região Leste, mesmo tendo aqui uma Subprefeitura, que apesar de divulgarmos as ações desenvolvidas lá, muitos não conhecem e costumam dizer que são pouco atendidas. Então esse tipo de evento traz a oportunidade dos moradores estarem conhecendo os serviços públicos, com isso procurarem o acesso a eles e assim se sentirem parte da cidade”, disse o secretário.

Outro ponto destacado pelo secretário de Habitação, foi com relação a aproximação dos moradores do novo empreendimento habitacional e toda a comunidade. “Estamos aqui para promover uma grande integração do ‘Minha Casa, Minha Vida’ com o bairro em si. A construção desse empreendimento aqui no Paraíso de Cima ele é muito emblemático, pois por uma decisão muito inteligente do nosso prefeito Rodrigo Drable em direcionar um dos três blocos que seriam originalmente para o Santa Isabel, o resultou em diversas melhorias para ambas as áreas. Com uma unidade construída aqui, os serviços como transporte público, saúde e outros que são oferecidos no Santa Isabel não ficaram sobrecarregados, e trouxe para o Paraíso como contrapartida da construtora trazer parte da infraestrutura de água e esgoto, o que nos permitiu regularizar as ‘casinhas’ já existentes, aumentar o número de unidades habitacionais e construir um loteamento social. Atualmente nós temos 240 unidades dentro do ‘Minha Casa, Minha Vida’ e mais 250 fora, de pessoas muito humildes e carentes que tiveram a oportunidade de ter sua casa de forma regular”, salientou.

O presidente da Câmara, o vereador Luis Furlani, também esteve presente na ação e parabenizou a iniciativa. “Esse é um evento desenvolvido pela prefeitura é muito bacana e de grande utilidade social. Podemos ver desde os moradores regularizando seus documentos, até a diversão oferecida para as crianças. É uma ação muito importante e espero que seja estendido para os demais bairros da cidade”, destacou Furlani.

Assistência Social

A gerente de proteção básica, Cátia Batista, pontuou os serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). “Sabemos das dificuldades de muitos moradores em se deslocar até o Centro para receber os diversos atendimentos que oferecemos, com isso estamos aqui hoje com uma equipe de 16 pessoas trazendo os serviços da SMASDH e da Fundação Leão XIII, como isenção e agendamento para obtenção de documentos; temos o cadastro do Vale Social, que leva o acesso ao passe livres no transporte coletivo; o Núcleo de Acesso à Documentação Básica e Sub-registro”, elencou Cátia, que completou que há uma possibilidade da ação ser estendida a outras áreas da cidade. “Como disse, sabemos das necessidades dos cidadãos, então estamos estudando levar o ‘Dia da Família’ para outros bairros e assim aproximar ainda mais os serviços públicos da população”, ressaltou.

Cultura presente

Segundo a gerente de Bibliotecas e Formação da Fundação Cultura, Graziela Lorena, após o sucesso do ‘Dia da Família’ no Santa Isabel, o projeto ‘Pegue e Leve’ disponibilizou um número maior de livros para serem doados aos moradores do Paraíso de Cima. “Nós ficamos surpresos com o desenvolvimento do trabalho lá no Santa Isabel e com isso trouxemos uma quantidade maior de livros para a ação aqui no Paraíso. Lá foram doados aproximadamente 280 livros, e aqui viemos com mais que o dobro. Além de nos preparar com uma demanda maior de exemplares, nós também trouxemos algumas demandas dos moradores, como livros de gerência, administração e de estudos para o ensino médio, que foram os primeiros a saírem. Estamos com uma procura muito grande por livros didáticos”, destacou.