Iniciativa teve caráter educativo para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya

 

Agentes de endemia da Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa realizaram neste sábado (19), mais uma ação de conscientização para o combate do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Desta vez, a iniciativa ocorreu no Calçadão da Vila Nova, um dos mais populosos do município e contou com a distribuição de folhetos e orientações sobre os 10 minutos de inspeção nos quintais e residências para eliminar os possíveis criadouros do mosquito.

Segundo o coordenador do órgão, Antônio Marcos Rodrigues, tem sido recorrentes durante as visitas domiciliares a constatação de focos do Aedes aegypti. “Os agentes têm se deparado com caixas d´água sem tampas ou tampadas de maneira inadequada, calhas entupidas e quintais com recipientes que acumulam água. São situações que favorecem a proliferação do mosquito. Os 10 minutos de limpeza e atenção com as áreas externas e internas das residências é um ato simples, mas que traz grande resultados”, destacou.

Denúncias sobre situações que favoreçam a proliferação do mosquito Aedes aegypti devem ser feitas pelo disque dengue (24) 3326-2588, que funciona de segunda à sexta-feira, de 8 às 17 horas.

 

SINTOMAS DAS DOENÇAS

A dengue é uma doença grave que pode levar o paciente a óbito. A infecção pode ser assintomática, leve ou causar doença grave. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.

Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.

Já os principais sintomas da chikungunya são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após três a sete dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito. A doença, em gestantes, pode ocasionar a microcefalia do bebê, ou seja, a má formação congênita do cérebro.

 

EM CASA, DEVEM SER OBERVADOS:

  • Tampe os tonéis e caixas d’água;
  • Mantenha as calhas sempre limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Mantenha lixeiras bem tampadas;
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

 

NA ÁREA EXTERNA A ATENÇÃO DEVE SER CONCETRADA EM:

  • Na cobertura e manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
  • Limpeza de ralos e canaletas externas;
  • Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
  • Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
  • Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.