Inscrições já estão abertas e são gratuitas

Interessados em participar do 3º Congresso Nacional de Cães de Polícia e Trabalho já podem se inscrever no evento através do email [email protected]. A inscrição é gratuita e tem vagas limitadas.

O Congresso é promovido pela Unidade K9 Internacional e a Escola de Adestramento de Cães de Barra Mansa, com apoio da Prefeitura, e acontece nos dias 20 e 21 de maio, no Parque Natural Municipal de Saudade, localizado na Rua Elza Maia de Amorim, de 7 às 17 horas. O tema deste ano será ‘cães brasileiros, uma matilha de heróis’.

Conforme detalhou o chefe de divisão da Guarda Ambiental de Barra Mansa, Glécio Fabiano de Moura, o objetivo do evento é convergir para diferentes conhecimentos, formas de atuação e modos de trabalho. “A finalidade é aumentar o conhecimento sobre os temas a serem discutidos contribuindo para o crescimento dos participantes e profissionais envolvidos”.

Moura destacou ainda que o evento visa a colaborar na capacitação dos oficiais de segurança em relação ao trabalho conjunto com cães. “Esse evento traz nomes importantes, a custo zero, para que juntos propaguem a informação para os oficiais. O evento atrai pessoas do Brasil todo. Vamos conversar sobre os cães e temas atuais que envolvem os binômios. O que será apresentado no congresso é de suma importância para a segurança pública e população”, disse Moura, destacando que mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 98853-6421.

Confira a programação das palestras:

1- A importância do georeferenciamento como ferramenta de apoio aos condutores de cães em áreas quentes – com Juliana Lupato Zucchi, engenheira ambiental, pós-graduada em direito ambiental e maus tratos, condutora de cães de busca, sistema comando em operação de defesa civil, geotécnica ambiental, gestão de áreas protegidas, gestão de resíduos sólidos e vice-presidente do GORSC (Grupo de Operacões, Resgate e Salvamento com Cães).

2 – Os cães farejadores na busca por desaparecidos em ambientes urbanos, florestas e em áreas colapsadas – com Andreo Andrade – cabo da Polícia Militar de Santa Catarina, cinotécnico e presidente do GORSC (Grupo de Operacões, Resgate e Salvamento com Cães).

3 – Emprego dos cães farejadores no combate ao tráfico de drogas, armas e animais silvestres nas rodovias brasileiras, com Fabio Moraes Montenegro, policial rodoviário federal, condutor e membro do grupo de operações com cães da PRF/RJ, formado pelo Centro de Adestramiento de Cães Detectores de Drogas da Fuerza Especial de Lucha contra el Narcotráfico da Policia Boliviana, formado pelo Batalhão de Ações com Cães da PMERJ, no 4º curso de condutores de cães de faro, cursado pela PRF no curso de operações com cães de faro.

4 – A aplicação de novas tecnologias no treinamento de cães detectores de explosivos e drogas no atual cenário da segurança pública, com Ronaldo Jacques, comissário de polícia, lotado na CORE/PCERJ, instrutor, treinador e condutor de cães de detecção, técnico em explosivos com 40 anos de atividade policial, ainda na ativa.

5 – O Trabalho dos Cães Farejadores no Emprego Policial e o que mudou com a Nova Lei de Abuso de Autoridade, com  Ivan Modesto,  bacharel em direito, especializado em direito penal e processo penal, cinotécnico com especialização em detecção no canil central da PMESP, instrutor chefe do Departamento de Cães da Escola Brazilian Canine em SP.

6 – A Importância da Ciência no Treinamento e no Trabalho de Cães de Detecção, com Jorge Pereira, fundador da empresa Unidade K9 Internacional, presidente da ALKC (América Latina Kennel Club), membro e certificador da AWDA (América Working Dogs Association) com sede nos EUA, membro da ALCOO K9 (Association Latino América de Certificação de Operadores K9) com sede no México, membro da CIBYR SAR (Comitê Internacional de Busca e Resgate) com sede no Chile, protagonista da série exibida no National Geografic RADAR PET, participação na equipe de pesquisa de cães farejadores de marcadores molecular/COVs conduzida pela Universidade Rural Federal de Pernambuco, integrante da equipe de pesquisa sobre Biomarcadores e Sintetização de Aromas da UNICESDH/IPEDE.