Evento segue até domingo (18), com shows atrações para a família

Começou nesta quinta-feira (15), a 14ª edição da tradicional Agrofest – Festa da Agricultura Familiar, no distrito de Santa Rita de Cássia.  O evento, que celebra e propaga a importância do produtor rural e do trabalho no campo, segue até domingo (18), com muitas atividades para a família, como shows, concursos e comidas típicas.

Participaram da cerimônia de abertura o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, o secretário de Desenvolvimento Rural, Luiz Vaneli, o Leiteiro, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, além de representantes da Câmara Municipal e dos produtores de Santa Rita de Cássia.

Quem passou pelo local pôde conferir uma exposição sobre agricultura familiar e histórias do distrito, como também experimentar verduras colhidas nos campos de Santa Rita de Cássia, em uma degustação de salada.

Durante o seu pronunciamento, o prefeito Rodrigo Drable citou as dificuldades causadas pelas chuvas que atingiram todo o município, incluindo a região rural. “Esse ano está sendo um ano muito difícil. A gente teve as chuvas que geraram despesas que a gente não esperava. Então tudo que a gente tinha de capacidade de investimento foi consumido pelas chuvas. O prejuízo foi muito grande para a cidade. Está sendo um ano de provação e estamos fazendo com fé, fazendo o possível com os recursos que nós dispomos”, informou.

O prefeito ainda citou as obras do PSF de Santa Rita de Cássia. “Eu tenho certeza que em breve nós teremos a inauguração do posto, da forma como sempre sonhamos”.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, apontou a grandiosidade da Agrofest. “A festa vem para celebrar várias características do distrito, como o período de safra. Ela vem integrar o campo e a cidade, valorizar a cultura local, a gastronomia, os costumes”. Beleza também destacou a importância da presença do Meio Ambiente no setor rural. “A Agrofest sempre teve um envolvimento com a parte ambiental, desde a primeira edição. As palestras do Dia de Campo deste ano foram focadas na produção sustentável, porque agricultura, produtor e meio ambiente têm que caminhar juntos”, concluiu.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Luiz Vaneli, o Leiteiro, apresentou um outro lado importante da realização dos eventos voltado para os produtores rurais.  “A secretaria vem atendendo as demandas dos produtores, como a todos que nos procuram. A gente tem feito, junto com a programação de eventos rurais do município, uma manutenção mais apurada nos distritos, nas estradas rurais”, completou.

Confira a programação completa da festa:

*Agrofest

17/08- Sábado:

Chegada dos motociclistas de Barra Mansa e região com organização dos Intocáveis Moto Club e Pop Rock com a Banda Garagem 17h

Show com OP Samba 20h30

Show com Breno e Alan Matos 23h

Show com Moda Universitária 1h30

18/08 Domingo:

Delicioso almoço mineiro 12h

Concurso Frango Salada Fest 13h

Festival de prêmios 14h

Show com Galinha Pintadinha 16h