Evento visa traçar estratégias de fomento e desenvolvimento do turismo


Barra Mansa foi presença marcante nesta quinta-feira, 23, no evento promovido pela ADR Líder (Agência de Desenvolvimento Regional), em parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa) intitulado Novas Rotas para o Turismo Regional. O encontro realizado no Centro Cultural Cazuza, em Vassouras, no Vale do Café, debateu acerca do cicloturismo, um dos nichos de mercado que mais cresce nos últimos tempos e tem gerado inúmeras oportunidades.

De acordo com a gerente de Turismo de Barra Mansa, Bhella Santos, a discussão sobre o cicloturismo já está sendo desenvolvido no município. “Através do Projeto Líder, estamos implementando os totens do cicloturismo. Nas regiões do Vale do Café e das Agulhas Negras o projeto acumulará cerca de 456 quilômetros abrangendo as cidades de Valença, Vassouras, Barra do Piraí, Piraí, Rio Claro, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa, Quatis, Porto Real, Resende e Itatiaia”.
A diretora de Turismo da ADR, Denise Singulani, destacou que o objetivo da  Oficina de Roteirização é apresentar mais uma vez aos empresários o Circuito de Cicloturismo do Sul do Estado. “A intenção é receber e apresentar aos turistas que visitam a nossa região as opções de gastronomia, hotelaria, cultura e belezas naturais, fomentando novos negócios e aumentando o tempo de estadia e o ticket médio”.

O idealizador e coordenador do Projeto do Cicloturismo e também diretor da ADR, Evandro Queiroz Glória, lembrou que o projeto nasceu na formação do Projeto Líder implantado pelo Sebrae em 2017, a partir de reuniu entre lideranças da sociedade e do poder público de toda a região do Médio Paraíba para a elaboração de um Plano de Ação de desenvolvimento para a região até 2030. “Todos que participam do projeto são voluntários e alguns empresários e Prefeituras estão apoiando a implantação da proposta a partir do patrocínio dos totens de navegação que nortearão o trajeto de todo o circuito contemplando vários pontos e atrativos turísticos de toda a região”, concluiu.
Na quarta-feira, 22, a discussão sobre a implementação do cicloturismo ocorreu na região das Agulhas Negras, quando Barra Mansa também participou.