Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Órgãos > Secretarias > Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação
Início do conteúdo da página

Secretaria de Desenvolvimento Econômico Tecnologia e Inovação

1- Estrutura organizacional / Equipe:

 

SECRETÁRIO: Agnaldo Sebastião Raymundo

Gerência de Indústria, Comércio e Serviços: Carlos Alessandro Barbosa

Gerência de Relações Empresariais: Danielle Fidelis e Silva Resende

Assistente Administrativo - Turismo: Felisbela Aparecida dos Santos

Assistente técnico: Deyvison Roberto Nascimento

Agente Administrativo: Claudiane Meira Camara

Auxiliar Administrativo: Luciana da Cruz

 

Órgãos vinculados a Secretaria:

CATEI - Centro Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor Individual

SINE - Sistema Nacional de Empregos

BM Investe – Companhia Municipal de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa

 

2-  Missão / atribuições:

 

          A Secretaria tem como principal missão planejar, executar e avaliar as políticas públicas voltadas para promover o desenvolvimento do município por meio do fomento de atividades econômicas e sociais nas áreas da indústria, comércio, serviços e turismo.

          Sendo assim, realiza ações, projetos e programas de crescimento econômico sustentável que interfiram na melhoria da qualidade de vida da população barramansense, que estimulem a competitividade do mercado local e seu entorno, que possibilitem a capacitação e orientação dos empresários/empreendedores, que apóiem a manutenção e expansão das empresas sediadas no município e incentivem a implantação de novas empresas, além de estimular os arranjos produtivos entre pequenos e microempresários.

          Também é atribuição da Secretaria de Desenvolvimento Econômico promover a articulação entre os agentes públicos, privados, entidades do terceiro setor e sociedade como um todo, visando criar um ambiente favorável ao desenvolvimento socioeconômico de Barra Mansa, gerando emprego, renda e melhores condições de vida da população. Além disso, busca fornecer dados atualizados para auxiliar os empreendedores na busca por melhores oportunidades de negócios no município.

         
           Principais serviços e benefícios oferecidos aos empreendedores e aos trabalhadores:

 

 

 

  • Sistema Nacional de Emprego – SINE: ações visando ampliar a empregabilidade dos cidadãos do município, por meio do atendimento e cadastramento do trabalhador e do empregador, informações sobre o mercado de trabalho, intermediação entre o trabalhador e as vagas de emprego, fornecimento de subsídios ao sistema educacional e para a formação de mão-de-obra qualificada, entre outros.
  • Diagnóstico e planejamento das ações de qualificação profissional, principalmente através de  parcerias com instituições de ensino profissionalizante visando à qualificação dos trabalhadores para atender a demanda de mercado.
  • Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor Individual – CATEI: ações com foco no fomento ao empreendedorismo, no estímulo a criação, competitividade e fortalecimento de negócios e na formalização de novos empreendedores e dos empreendedores informais. O CATEI presta atendimento visando disponibilizar orientações aos cidadãos e desburocratização dos processos inerentes ao Micro Empreendedor Individual - MEI.
  • Assistência nos processos de criação e expansão empresarial.
  • Lei de Incentivos Municipais: orientação aos empreendedores para obtenção de isenções tributárias ou incentivos fiscais.
  • Auxílio no relacionamento com: órgãos públicos, empresas concessionárias de serviços (água, energia elétrica, gás, telefonia e dados, rede de transportes etc).
  • Estímulo à formação de arranjos produtivos entre pequenos e microempresários.
  • Fomentar e gerenciar programas de apoio e incentivo às ações comunitárias que promovam o desenvolvimento econômico.
  • Apoiar, realizar e participar de eventos nos segmentos de negócios e turismo.
  • Realizar análise socioeconômica municipal, com pesquisas referentes aos indicadores de atividades econômicas e sociais, verificando a atual situação e elaborando planos de ação para o melhoramento dos números apresentados e a qualidade de vida da população.
  • Disponibilização de dados econômicos, demográficos e sociais.
  • Toten do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa - Sebrae, instalado no térreo do prédio da Prefeitura, para autoatendimento aos micro e pequenos empreendedores formalizados pelo Micro Empreendedor Individual - MEI. O painel oferece ideias e um passo a passo para quem pretende abrir um negócio, além de produtos para potencial empreendedor e cursos. Para quem já é formalizado pelo MEI, estão disponíveis serviços como impressão de guias, benefícios e prestação de serviços. O painel disponibiliza ainda informações sobre o Sebrae, como notícias e agenda de cursos.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

O turismo com atividade propulsora de Desenvolvimento Econômico                                                                

 

          

A política de turismo acompanha a estratégia de gestão da Secretaria em desenvolver, fortalecer e capacitar os segmentos produtivos locais para que possam elevar suas receitas e gerar novas oportunidades de negócios na área do turismo.

           A incorporação do turismo pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico demonstra a visão do governo em tratar o setor com profissionalismo e como forte ferramenta para gerar emprego, renda e desenvolvimento sustentável, já que o turismo é uma das atividades sócioeconômicas que mais crescem no mundo.

          Dentre as ações empreendidas para o desenvolvimento da atividade turística no município, que tem foco no fortalecimento dos segmentos do turismo histórico-cultural, turismo de negócios e eventos, turismo rural e ecoturismo, destacam-se:

  • Fomento aos investimentos diretos e geração de novos negócios turísticos e apoio para manutenção e crescimento dos empreendimentos já existentes.
  • Elaboração, coordenação e operacionalização de programas e projetos que visem o desenvolvimento do turismo local.
  • Apoio técnico para desenvolvimento e consolidação de atrativos turísticos naturais e culturais e para a formatação de roteiros turísticos com padrão de qualidade.
  • Divulgação e promoção institucional de Barra Mansa como destino turístico da Região Vale do Café, inclusive na mídia especializada e nos principais eventos do turismo no país, com o intuito de manter o mercado turístico permanentemente atualizado sobre a oferta turística local.
  • Atuação junto aos mercados emissores consolidados e/ou potenciais.
  • Articulação com entidades governamentais, não-governamentais e da iniciativa privada para ações estratégicas de fomento ao turismo.
  • Atendimento a turistas, principalmente na prestação de informações turísticas.
  • Sensibilização e conscientização da população sobre a oferta turística local e potencialidades do turismo como atividade sócioeconômica.

                                                            

Administração pública e seus indicadores

 

O desenvolvimento de um município é composto por uma grande esfera de fatores e estes devem caminhar de forma conjunta para a melhoria da qualidade de vida da população. Assim, o processo deve ser elencado e encarado com um grande comando global e intercalado entre as mais variadas formas da gestão pública no intuito de se obter o melhor resultado possível diante das infinitas demandas e dos recursos escassos.

O desenvolvimento, ao contrário do que a maioria das pessoas entende, é um processo distinto do crescimento econômico. Enquanto o primeiro é extremamente subjetivo e pode variar de acordo com a cultura em que se está inserido, o segundo tem uma denotação quantitativa, deve ser encarado em números, restando pouco espaço para análise, somente o confronto de informações mediante análise de literatura previamente organizada e reconhecida.

O poder público deve basear-se em informações constituídas por órgãos de pesquisa para o melhoramento das ações que serão implantadas em suas jurisdições. O cenário conjuntural restringe o nível de ações do poder público e, em paralelo, este poder deve analisar quais são as ações fundamentais a serem executadas visando a melhoria da qualidade de vida da população.

As ações e ferramentas fundamentais de análise utilizadas por esta secretaria são:

  • Análise do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal.
  • Análise do Portal Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
  • Análise do Índice de Desenvolvimento Humano.
  • CAGED
  • Massa salarial
  • Níveis de educação e profissionalização da população.
  • Economia criativa.

 

Estas ferramentas compõem o hall de estatísticas, alinhadas com o interesse público municipal e as demandas da população, que fornecerão as diretivas para o desenvolvimento local.

Conforme dito, o desenvolvimento é um conceito dinâmico e muda de acordo com o nível de desenvolvimento de uma sociedade. Enquanto uma sociedade mais carente exige demandas básicas como alimentação e saneamento básico, uma sociedade mais desenvolvida busca melhoramentos qualitativos em seu cotidiano, como uma maior capacidade educacional, maior absorção de seus jovens pelo mercado de trabalho e maior comodidade no dia-a-dia.

Assim, é papel do poder público entender quais são os processos fundamentais que vão nortear estas etapas de construção de uma identidade local e onde os recursos deverão ser alocados visando a melhoria da qualidade de vida da população residente.

 

3- Telefone de contato e endereço:

 

Endereço: Rua Luiz Ponce, nº 263 - 2º andar -  Centro – Barra Mansa - RJ. CEP: 27.310-400

Telefone: (24) 2106-3480    (24) 2106- 3449

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

4- Ferramentas disponibilizadas para serviços / atendimento

  • Atendimento no SINE.
  • Atendimento no CATEI.
  • Toten de Autoatendimento do Sebrae.
0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página